Nossos sonhos cabem na política? FLCMF lança primeiro livro da Coleção Cadernos do Povo

Nossos sonhos cabem na política? FLCMF lança primeiro livro da Coleção Cadernos do Povo

Escrito por Chico Alencar, historiador, professor e ex-deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Este livreto faz parte da coleção Cadernos do Povo que, a Fundação Lauro Campos/Marielle Franco, do Partido Socialismo e Liberdade, tem a honra de produzir e editar.

O título da coleção faz referência a outra, publicada entre 1962 e 1964, “Cadernos do Povo Brasileiro”, durante o governo do presidente João Goulart. Naquele Brasil ávido por mudanças, por reformas estruturais, de base, a educação popular tinha enorme importância. A iniciativa foi dos editores Ênio Silveira (1925-1996) e Álvaro Vieira Pinto (1909-1987), por meio de uma parceria entre a Editora Civilização Brasileira, o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE).

A formação política é uma das principais missões das Fundações Partidárias. Para a Lauro Campos/Marielle Franco é urgente e decisivo chegar à base da sociedade, a quem é negado o acesso à informação democrática, para nos constituirmos, de fato, como uma República digna desse nome. O escritor Lima Barreto (1881–1922) disse que “o Brasil não tem povo, tem público”. Povo, aqui, significa consciência política, organização, vontade coletiva de mudar uma situação social que não garante vida decente às maiorias. Sem massa que se transforma em povo nada muda pra valer.

O sistema capitalista, controlado pelo capital financeiro, com ‘público’ que não percebe alternativas e não luta por elas, favorece a perpetuação da dominação de grupos restritos e privilegiados sobre os demais. Isso ajuda na reprodução da nossa maior chaga, a desigualdade social.

O objetivo desta coleção, em cada obra a ser lançada, a partir desta, é contribuir para a elevação do nível de consciência política da nossa gente, na direção da emancipação, da participação nas políticas públicas voltadas para as maiorias. Nosso horizonte é o socialismo, que para nós não existirá sem povo consciente e organizado, único fiador da democracia de alta intensidade, da democracia sem fim.

LEIA AQUI

Baixe o livro AQUI!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *