Curso On-line . Sementes de Marielle

Curso On-line . Sementes de Marielle

Mulheres na política: nada sobre nós sem nós

Com muita energia das nossas lutas, construímos este manual com o objetivo de fortalecer política e organizativamente as candidaturas das mulheres do PSOL de Norte a Sul do Brasil, como parte do projeto da Escola de Formação Política Sementes de Marielle, desenvolvido pela Setorial Nacional de Mulheres do PSOL com apoio da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

Sob o governo Bolsonaro, as eleições municipais de 2020 já seriam um grande desafio. Com a pandemia, agravou-se ainda mais a retirada de direitos e a precarização da vida. A profunda crise sanitária, política, econômica, ambiental e social que atinge sobretudo os setores mais vulneráveis e, especialmente, as mulheres, exige ainda mais consistência e consequência em nossas formulações políticas e práticas.
O (des)governo Bolsonaro tem como foco a retirada de nossos direitos, como foi na Reforma da Previdência e na Reforma Trabalhista. E faz isso apoiado em ideais autoritários, fascistas, misóginos, racistas e LGBTfóbicos. O projeto de Bolsonaro que também se traduz em diversos governos estaduais e municipais, e que terá seus representantes nessas eleições, escancara a face mais cruel de um sistema pautado apenas pelo lucro em detrimento da vida. As muitas milhares de vidas interrompidas pelo descaso frente a Covid-19, o assassinato do menino João Pedro e a morte do menino Miguel são expressões dessa necropolítica.
Diante desse cenário em que somos submetidas à violência, privadas do nosso direito aos serviços públicos, em que o mercado de trabalho nos destina as vagas mais precarizadas, e em que tentam calar nossa voz, as mulheres têm respondido com luta e resistência. Mas embora nossa luta ganhe cada vez mais visibilidade e sejamos mais da metade da população, ainda somos muito minoritárias nos espaços de representação política institucional. Das 5.570 prefeituras no país, apenas 11,9% são governadas por mulheres, e das 57.814 vagas espalhadas nas Câmaras Municipais, menos de oito mil são ocupadas por vereadoras.
Temos como tarefa sermos candidatas a prefeita, vice prefeita e vereadora, ocuparmos a política também nesses espaços e de forma coletiva, apoiarmos essas candidaturas e construirmos a disputa eleitoral com um programa feminista, socialista, antirracista e transinclusivo, que coloque a vida acima do lucro, em defesa da vida das mulheres!
O fortalecimento da candidatura de cada companheira do PSOL representa o fortalecimento de todas nós.

Aulas do curso

– A luta feminista antirracista e transinclusiva no mundo e a construção de um novo futuro com Luciene Lacerda, feminista negra, psicóloga da UFRJ e Lana Holanda, mulher trans/travesti e defensora dos Direitos Humanos

– Uma agenda feminista para a crise com Débora Diniz, antropóloga feminista e professora licenciada da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB) e Juma Xipaia, indígena do Povo Xipaya e representante da APIB

– Qual é a função de uma campanha feminista? Mandatos feministas e o Papel da eleição em tempos de crise com Luciana Genro, Deputada Estadual do Rio Grande do Sul, Marinor Brito, Deputada Estadual do Pará, e as Juntas Codeputadas, da Mandata Coletiva de Pernambuco

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *