Um passo importante na construção da consciência de classe!
Por Francisvaldo Mendes
Presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
Chegamos ao final de nosso mandato a frente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco com o dever cumprido dos objetivos traçados no inicio da gestão de investir na formação politica e na construção da fundação de forma democrática de atuação, com respeito a pluralidade de concepções existente no PSOL, contemplando as diversas correntes políticas internas, sem deixar de acolher as visões para além do partido, sem descambar para o vale tudo do pensamento acadêmico, sempre com um corte ideológico de esquerda e classista na defesa do aprofundamento dos debates políticos dos militantes do PSOL, dos movimentos sociais e de militantes da esquerda em geral.
Sabemos que muito há o que fazer para avançar rumo à construção da própria consciência de classe, que é sempre uma tarefa mais árdua, mas que não pode ser esquecida. Nós, socialistas, temos consciência que para avançar na superação do capitalismo precisamos investir em formação coletiva, organização e muita ação solidária e colaborativa para um projeto em favor da vida e de transformação social.
Porém, cumprimos o objetivo principal de apresentar uma gestão com teor político diante da conjuntura que tenteou responder com fidelidade o período em que vivemos, para além do doloroso impacto da exploração que o capitalismo nos impõe – ainda vivemos as mais duras consequências do pior governo existente no Brasil – e nos estimulou a enfrentar esses tempos nebulosos, com investimentos em formação, diálogos, cursos, seminários, organização e luta, combinando as inteligências singulares na ação coletiva em favor de todas as pessoas que vendem a força de trabalho para viver.
Entendemos que a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco e o PSOL são espaços coletivos de toda diversidade interna do PSOL, que colaboram com o crescimento da consciência, das ações e da inteligência coletiva de toda a nossa classe. A construção da unidade exige investimentos qualificados em democracia e participação coletiva, que sempre foi a prática desta gestão. Portanto, as contribuições foi para além de pensar na unidade das lutas muito necessárias para a esquerda avançar em defesa da vida, também abordam os vários elementos centrais a fim de ampliar e fortalecer o PSOL.
A conclusão do nosso mandato representou o avanço em favor da classe que vive da venda da força de trabalho e do avanço de todos os aspectos da democracia e da liberdade pois somos herdeiros e sujeitos de uma luta histórica em favor da vida, da dignidade humana, da democracia e da liberdade. Nossa bandeira e o projeto que nos organiza, com toda nossa diversidade e inteligência, é o socialismo.
Dessa forma, se encerra uma gestão mas seguiremos cada vez mais fortes e ativos para construir um país em que o respeito, a vida, a dignidade e o trabalho tenham fundamentos de inspiração e potência através da militância socialista que seguirá construindo o SOCIALISMO E LIBERDADE no Brasil e no Mundo.
Um abraço.
Deixe um comentário