Todo apoio da
FLCMF ao jornalista
Glenn Greenwald
Nota de Solidariedade da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco ao jornalista e editor do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald
A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF) se solidariza com o jornalista e editor do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, que vem sofrendo graves ataques virtuais e ameaças à sua integridade pessoal e de toda a sua família por conta da série de reportagens publicadas pelo site, no qual desvendou a inescrupulosa atuação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do procurador da República Deltan Dallagnol, na Operação Lava Jato.
Mais que trazer a público a farsa judicial que foi a Operação Lava Jato, Glenn Greenwald e toda a equipe de jornalistas do The Intercept Brasil demonstrou que, mais do que cometer excessos ou ser seletiva, a Operação Lava Jato foi um dos pilares para a execução do golpe no Brasil. Não podendo ser dissociada da postura autoritária das elites brasileiras, que desprezam profundamente o povo brasileiro.
O grande objetivo da Lava Jato, por meio de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, foi subordinar completamente o regime político brasileiro aos interesses econômicos dos bancos e das petroleiras estrangeiras, agredindo a soberania brasileira e nos colocando reféns das decisões das grandes empresas privadas e dos gabinetes estrangeiros. Com Bolsonaro, estão conseguindo cumprir o objetivo.
O judiciário foi o instrumento utilizado para conferir ao golpe uma fachada de “legitimidade” e dar substância para a narrativa da grande imprensa, em especial a Rede Globo. A série de reportagens do The Intercept Brasil questiona e prova que tudo não passou de uma farsa. Uma farsa-jato.
O jornalismo é uma forma de conhecimento que possibilita a transformação da realidade, de compreender o mundo para transformá-lo. Glenn Greenwald e toda a sua equipe nos dá a esperança que a realidade brasileira ainda tem chance de ser transformada por meio do jornalismo sério, honesto e com fidelidade aos princípios democráticos.
Não toleraremos que ataques impeçam a imprensa de exercer seu legítimo papel de defesa dos interesses da sociedade e da perpetuação da democracia. Todo apoio e solidariedade à Glenn Greenwald, sua família e a equipe do The Intercept Brasil.
Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
Deixe um comentário