Categoria: Eventos

  • Curso – Formação Política: A vida e a luta das mulheres na atualidade – Feminismos, direitos e poder!

    Curso – Formação Política: A vida e a luta das mulheres na atualidade – Feminismos, direitos e poder!

    Neste mês das mulheres lançaremos o curso de formação política “A vida e a luta das mulheres na atualidade: feminismos, direitos e poder!”

    Oferecido pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, apresentará, em 6 módulos, tópicos contemporâneos do debate de gênero conectados a partir de uma perspectiva histórica e política que aproxima as raízes do capitalismo nas economias coloniais à opressão sobre as mulheres brasileiras. Construir o entendimento de que um feminismo brasileiro deve partir da crítica sistêmica ao capitalismo e ao racismo, é condição fundamental para aprofundar as diversas perspectivas em debate na atualidade, como as dissidências de gênero, as novas características do mundo do trabalho, os paradigmas de masculinidade e tantas outras análises críticas em curso.

    ● Painel de abertura: 26/03/2022 – 16h
    ● Os módulos do curso serão disponibilizados na Plataforma de Formação logo após o painel de abertura.
    ● O curso terá certificado para os participantes que concluírem todos os módulos e atividades do curso.
    ● O curso terá 6 módulos com os seguintes temas:
    Módulo 1: História das lutas das mulheres e perspectivas teóricas dos feminismos
    Módulo 2: Trabalho e feminização da pobreza
    Módulo 3: Violências de gênero | Estado e família
    Módulo 4: Justiça reprodutiva
    Módulo 5: Democracia radical e representação política
    Módulo 6: Masculinidades

    Inscreva-se em: Plataforma de Cursos FLCMF

  • Clique e confira os módulos já disponíveis

    Clique e confira os módulos já disponíveis

    Já estão disponíveis as aulas do Módulo 1 – Ecossocialismo, com Sabrina Fernandes, do Curso de Férias da FLCMF – Crise Ambiental e os Desafios da Esquerda Brasileira.

    Também está disponível na plataforma a gravação do Painel de Abertura, com Michel Lowi, Eduardo de Sá Barretoe e Karina Martins.

    Não deixe de assistir!

    Todos os dias um novo módulo do curso estará disponível na plataforma.

    Seguem algumas instruções básicas para acesso a plataforma e ao curso.

    1) Acesse o site da plataforma: Plataforma de Cursos FLCMF;

    2) Faça login na sua área de usuário, clicando em ‘Entrar’ no menu superior. Você precisará do email e senha que cadastrou no momento da inscrição, caso tenha esquecido a senha clique em ‘Esqueci a Senha’ na tela de login;

    3) Ao acessar sua área de cursos, você verá o Curso de Férias “A crise ambiental e os desafios da esquerda brasileira”, basta clicar no curso para entrar;

    4) Quando estiver na área do curso clique no botão ‘Começar o Curso’, você será levado a uma tela onde será disponibilizada a transmissão do Painel de Abertura;

    5) Todos os dias vamos liberar um novo módulo, quando você acessar a plataforma elas vão aparecer logo que você entrar no curso, seguindo os passos acima;

    Qualquer dúvida ou necessidade de suporte utilize os canais disponíveis na Plataforma.

    Contamos com sua participação!

    Fundação Lauro Campos Marielle Franco.

  • Confira a programação e se inscreva

    Confira a programação e se inscreva

    CURSO DE FÉRIAS: A CRISE AMBIENTAL E OS DESAFIOS DA ESQUERDA BRASILEIRA

    Fundação Lauro Campos e Marielle Franco convida todos e todas para o Curso de Férias/2022, voltado à militância do PSOL e dos movimentos sociais.

    O curso acontecerá no período de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, em plataforma virtual, abordando a questão ambiental sob diversos aspectos, contando com a participação de pesquisadores, militantes e ativistas e tendo como objetivo apresentar elementos que ajudem os militantes a compreenderem e se envolverem nas lutas e desafios que se apresentam para o conjunto da esquerda brasileira.

    A abertura do curso será em formato LIVE (ao vivo) aos inscritos do curso, sendo que os módulos serão postados/abertos (um por dia) dentro da plataforma.

    📝 Programação e participações já confirmadas:

    29/01/2022 – 15h – Painel de abertura:
    Michael Lowy (Diretor Emérito de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique) Eduardo de Sá Barreto (UFF)

    30/01/22 – Módulo 1 – Ecossocialismo – Sabrina Fernandes (Socióloga)

    31/01/22 – Módulo 2 – Transição Energética – Alexandre Costa (UECE, colaborador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas)

    01/02/22 – Módulo 3 – Amazônia e os desafios da humanidade – Adolfo da Costa Oliveira Neto ( Professor FGC/UFPA, )

    02/02/22 – Módulo 4 – Povos Originários e a questão ambiental – Célia Xakriabá (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas, )

    03/02/22 – Módulo 5 – Racismo Ambiental – Cristiane Faustino (Instituto Terramar, Rede Brasileira de Justiça Ambiental – RBJA)

    04/02/22 – Módulo 6 – Soberania e segurança alimentar e nutricional – Anelise Rizzolo (Professora Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília)

    Inscrições: plataforma.laurocampos.org.br

  • Ditadura nunca mais

    Ditadura nunca mais

    Ditadura Nunca Mais

    No dia 1º. de setembro, às 15h, ocorre no cursinho popular Ubuntu, polo Santos Dias, o evento Ditadura Nunca Mais. Capitão da reserva, companheiro de Carlos Lamarca na fuga do quartel de Quitaúna, o ex-guerrilheiro da Vanguarda Popular Revolucionária (VPN) Darcy Rodrigues falará sobre a origem ideológica do Golpe de 1964 e seus desdobramentos para a sociedade brasileira.

    Rodrigues foi preso no Vale da Ribeira e é um dos sobreviventes à ditadura devido à troca de 40 presos políticos pelo embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, sequestrado pela VPN, em 1970. Viveu com a família em Cuba, tendo retornado ao Brasil dez anos depois, após a Lei da Anistia.

    A abertura do evento será feita pelo líder e referência na Igreja Católica de São Paulo em atuação social e defesa dos direitos humanos, o padre irlandês Jaime Crowe. O polo Santos Dias do Cursinho Ubuntu localiza-se na Paróquia dos Santos Mártires, no Jardim Ângela, local de trabalho de padre Jaime há 31 anos. Sua atuação junto a movimentos sociais e ao poder público foi um dos principais fatores para diminuir os índices de violência na região.

    Ditadura Nunca Mais é organizado pela Fundação Lauro Campos, que inicia discussões e debates em diferentes locais de São Paulo.

    A mediação da conversa com os estudantes será feita por Francisvaldo Mendes, presidente da Fundação Lauro Campos. “A importância de lembrar da ditadura militar no Brasil, e de todas as ditaduras que passaram no mundo, principalmente para a juventude, é saber que a participação popular, a participação das pessoas por mais conflituosa que seja, é a melhor forma de construir a política. Se você não participa, se algo é imposto, para a política e para a sociedade de uma maneira geral, é muito ruim para construção e crescimento da humanidade, propriamente dito. É importante ter estes eventos para que se possa construir de fato a re-memorização da história para que as pessoas saibam que o caminho é a democracia e não a ditadura”, destaca.

    Serviço

    Ditadura Nunca Mais
    Data e horário: 1º de setembro, sábado, às 15h.
    Local: Rua Luís Baldinato, 9 – Jardim Ângela – São Paulo – SP
    Cursinho Popular Ubuntu – Polo Santos Dias

  • Confira as fotos dos 90 anos de Che Guevara

    Confira as fotos dos 90 anos de Che Guevara

    Confira as fotos dos 90 anos de Che Guevara

    Ontem, a Fundação Lauro Campos comemorou os 90 anos de Che Guevara. Confira a galeria de fotos do evento, que contou com a participação de Gilberto Maringoni e muitos outros convidados.

  • FLC comemora 90 anos de Che Guevara

    FLC comemora 90 anos de Che Guevara

    Che Guevara teve um papel decisivo na revolução de 1959, em Cuba, que derrubou o ditador Fulgencio Batista. Ao lado de Fidel Castro e pela atividade guerrilheira Che Guevara se transformou num dos maiores ícones de quem acredita na mudança e na transformação do mundo.

    É por isso que a Fundação Lauro Campos vai comemorar o seu 90º aniversário com uma evento na sua sede – Alameda Barão de Limeira, 1400, Campos Elíseos, São Paulo (SP) -, para falar sobre a trajetória, o legado e o exemplo de Che. Tudo isso, com um convidado muito especial: José Luiz Del Roio.

    José Luiz Del Roio, ex-Senador na Itália e dirigente, entre 60 e 80, da Ação Libertadora Nacional (ALN) e do Partido Comunista Brasileiro – PCB

    Político e ativista social ítalo-brasileiro. Militante desde os 17 anos, tornou-se membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos anos 1960 e, após o golpe de 1964, rompeu com o partido e fundou, junto com Carlos Marighella, a Ação Libertadora Nacional (ALN), assumindo a luta armada como forma de resistência à ditadura.

    Del Roio se exilou no Peru, onde trabalhou durante o governo de Juan Velasco Alvarado, e depois no Chile, onde colaborou com a administração de Salvador Allende. Com o golpe do general Augusto Pinochet contra Allende, mudou-se para a Argélia.

    Em 1975, foi a Moscou e retomou os contatos com o PCB e com Luís Carlos Prestes. Dois anos mais tarde, responsabilizou-se pela retirada de importantes documentos e acervos do PCB, incluindo as bibliotecas de Astrojildo Pereira, que continham jornais, livros e revistas das primeiras décadas do século XX do movimento operário brasileiro. O material foi recolhido e retirado do país, para ser abrigado na Fundação Giangiacomo Feltrinelli, em Milão. Del Roio construiu o Archivio Storico del Movimento Operario Brasiliano, incorporando o novo material produzido durante a resistência à ditadura.

    Anistiado em 1979, retornou ao Brasil. Anos mais tarde, os documentos foram trazidos da Itália e, desde 1994, encontram-se abrigados sob custódia no Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista (Cedem-Unesp).

    Ainda na Itália, em 2006, por sua dupla cidadania, foi eleito senador pelo Partido da Refundação Comunista, tornou-se membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa em Estrasburgo e membro da União Europeia Ocidental em Paris. Além de sua intensa e contínua militância, escreveu vários livros, entre eles “Zarattini: a paixão revolucionária”, “A história de um dia: 1º de Maio” e “As capas desta história”, publicação do Instituto Vladimir Herzog, parte do projeto Resistir é preciso.

    Fonte: http://memoriasdaditadura.org.br

  • FLC faz evento sobre o ano rebelde de 68

    FLC faz evento sobre o ano rebelde de 68

    A Fundação Lauro Campos realizou, no último final de semana, um evento para debater os acontecimento do ano de 1968, o ano rebelde, no mundo e no Brasil. Com a casa cheia, a Fundação Lauro Campos convidou Muna Zeyn, assistente social, ex-apresentadora do Programa allTV Mulher no período de 2003 a 2014 e chefe de gabinete, exercendo inclusive o cargo de Chefe da Secretaria Particular da Prefeitura Municipal de São Paulo no mandato “Governo Democrático Popular” de 1989 a 1992 quando Luiza Erundina foi a primeira prefeita mulher de São Paulo;  Cid Benjamin,  jornalista, ex-dirigente do PSOL, do PT, do antigo MR-8 e líder estudantil em 68; e Darcy Rodrigues, ex-Sargento do Exército e ex-dirigente da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) com CARLOS LAMARCA para debater o tema.

    Confira como foi o evento e a palestra de cada um dos convidados:

    MUNA ZEYN

    CID BENJAMIN

    DARCY RODRIGUES

  • FLC comemora os 200 anos de Karl Marx

    FLC comemora os 200 anos de Karl Marx

    FLC comemora os 200 anos
    de Karl Marx

    2018 é o ano em que #MARX comemoraria 200 anos. A Fundação Lauro Campos comemou, junto com Boitempo, o seu aniversário com um grande evento na nossa sede. Quer saber como foi? Confira o minidocumentário sobre a atividade e sobre a atualidade das ideias de Karl Marx. #200M #FundaçãoLauroCampos #Boitempo #KarlMarx