Estudo realizado pelo NEIAB (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros) da Universidade Estadual de Maringá mostra que a grande mídia mudou seu posicionamento a respeito da Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas) e que a reconhece como uma política antirracista, diferente de dez anos atrás, quando a Lei entrou em vigor.
O relatório do NEIAB mostra que entre junho e novembro de 2021, 60,7% dos argumentos publicados sobre a Lei de Cotas são favoráveis à política, 26% são neutros e 10,3% contrários.
“Nós temos a imprensa como um terreno de disputa, de luta por ideias. Devemos reconhecer a mídia jornalística, porque ela tem um impacto e é um dos lugares por onde as pessoas se informam sobre as questões sociais. A imprensa profissional continua tendo o seu papel fundamental nesse debate [sobre cotas]”, explicou supervisor do estudo e pesquisador da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as), Delton Aparecido Felipe, em entrevista para a Folha.
Leia a matéria da folha na íntegra em: