Boletim Mais Lutas Agrárias #1

Boletim #1 – 15 de abril de 2024

Está no ar o primeiro Boletim Mais Lutas Agrárias, uma iniciativa da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco em parceria com o PSOL Maranhão, presidido por Reynaldo Costa, que também é militante do MST. Nossa proposta é monitorar as lutas ambientais e agrárias na mídia e, a partir disso, fortalecer as mobilizações socializando informações que nos ajudam a aprofundar esse debate tão importante e que contribuem para formar e informar nossa militância, parlamentares e dirigentes.

Confira abaixo o boletim:

Questão agrária

Lira defende ‘saídas práticas’ para reforma agrária e marco temporal

Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, defende a utilização de terras devolutas para estabelecer assentamentos de reforma agrária, visando conter a pressão realizada por movimento socias. Ele argumenta a favor também da exploração econômica de áreas de reserva indígena e aponta que a lei que trata do marco temporal, aprovada pelo Congresso, deve ser respeitada.

Acesse aqui a notícia completa!


Audiência pública pela Reforma Agrária reúne mais de 500 pessoas em Quedas do Iguaçu

Reunindo mais de 500 assentados a acampados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a audiência pública “Justiça Social no Campo, Reforma Agrária em Quedas do Iguaçu e Região” tratou sobre a reforma agrária na região. A região centro do Paraná tem a maior concentração de trabalhadores sem terra do estado e há acampamentos que esperam mais de 25 anos por soluções por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Acesse aqui a notícia completa!


Conheça o Instituto Harpia Brasil e suas ligações com o movimento Invasão Zero

O movimento Invasão Zero foi criado por latifundiários em abril de 2023 e aglutina integrandes de diversos estados e apoiadores no Congresso Nacional. Foi esse movimento que fomentou a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que buscava investigar supostas irregularidades da atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O movimento tem como aliado o Harpia Brasil, instituto ultraconservador impulsionado por representantes da extrema direita, como ex-membros do governo de Jair Bolsonaro, para formar novos líderes da direita e pressionar os governos contra a reforma agrária e a demarcação de terras indígenas.

Acesse aqui a notícia completa!


MA: Camponeses de Barra do Corda realizam Audiência Pública para denunciar crimes do latifúndio

No dia 20 de março, ocorreu uma audiência pública na cidade de Barra do Corda (MA) convocada pelo Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barra do Corda e da Associação dos Agricultores Familiares da Fazenda São Francisco para debater os crimes levados a cabo por latifundiários na região. A ação de milícias e pistoleiros a mando de grileiros já resultou em mortes de camponeses acampados em Barra do Corda.

Acesse aqui a notícia completa!


“A Reforma Agrária Popular é um projeto de reparação histórica”

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou o seminário “Terra, raça e classe” entre os dias 26 e 28 de março na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). O seminário reuniu militantes de diversos estados e pautou a centralidade da luta antirracista e afro-indígena no movimento pela reforma agrária.

Acesse aqui a notícia completa!


MST invade fazenda em MG e critica governo Lula por ‘lentidão’ na reforma agrária

Quinhentas famílias lideradas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Teto ocuparam uma fazenda improdutiva no município de Lagoa Santa (MG). De acordo com suas lideranças, a ocupação é uma resposta à lentidão das políticas de reforma agrária do governo Lula e busca demonstrar a legitimidade da ocupação como forma de luta.

Acesse aqui a notícia completa!


Direitos humanos

Família teme por vida de ambientalista preso no Amazonas

Paulo Sérgio Costa de Araújo, liderança da comunidade Marielle Franco, em Lábrea (AM), foi preso após denunciar uma organização criminosa composta pro jagunços que se utiliza de práticas de tortura como forma de intimidar ambientalista e pequenos produtores da região.

Acesse aqui a notícia completa!


Meio ambiente

COP das Baixadas quer garantir que o povo seja ouvido na COP30

A COP das Baixadas é uma rede composta por organizações comunitárias e coletivos periféricos de Belém(PA). Seu objetivo é fazer com que a população seja ouvida na COP30, que acontecerá em Belém em 2025, e que os debates sobre as mudanças climáticas cheguem até as periferias.

Acesse aqui a notícia completa!


Conferência em Belém debate “Vozes da Amazônia e a COP 30”

Conferência sediada na Universidade da Amazônia (Unama) aprofunda debates que devem aparecer na COP30, que acontecerá em Belém (PA) em 2025. De acordo com Eron Bezerra, diretor do Centro de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e debatedor da conferência, o modo de produção capitalista é a essência da crise ambiental.

Acesse aqui a notícia completa!


ENTREVISTA: ‘Na COP de Belém, Brasil precisa liderar pelo exemplo’

Em entrevista, Laurence Tubiana, economista francesa que participou da elaboração do Acordo de Paris, afirmou que Brasil deve dar o exemplo para o mundo e iniciar um novo plano descarbonização.

Acesse aqui a notícia completa!

FLCMF
FLCMFhttps://flcmf.org.br
Fundação do PSOL
Compartilhe
Tags

As últimas

Em Gaza, paz sem justiça é incompleta

Artigo de Thiago Amparo sobre o cessar-fogo em Gaza.

Rosa e Karl: mártires de uma revolução traída

Artigo de Luciana Genro sobre o aniversário da execução de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht.

O trabalho na era da inteligência artificial

Artigo de Ricardo Antunes sobre a uberização do trabalho e a apropriação tecnológica para precarizar os trabalhadores.

Cursos

E mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui