Boletim Mais Lutas Agrárias #34 – 24 de janeiro de 2025
Na 34ª edição do Boletim Mais Lutas Agrárias, abordamos o tema da COP30 e as ameaças que pairam sob o encontro após a posse de Donald Trump nos Estados Unidos. O agronegócio já se articula para dominar o evento e chegou inclusive a convidar Trump, um negacionista climático ferrenho e inimigo do meio ambiente. Também manifestamos apoio à luta dos povos indígenas no Pará, diante da tentativa do governo Barbalho de liquidar a educação indígena, e denunciamos a maquiagem feita pelo governo federal nos números de assentados da reforma agrária, contestados pelo MST.
O Boletim Mais Lutas Agrárias é uma parceria da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco com o PSOL Maranhão, presidido pelo companheiro Reynaldo Costa, militante do MST. Acesse a íntegra do boletim em nosso site!
Confira abaixo o boletim na íntegra:
Meio ambiente
“Se desejasse projetar o melhor sistema para produzir os patógenos mais mortais, você escolheria o modelo do agronegócio”
Inaugurando uma série de reportagens preparatórias para a COP30, Rob Wallace alerta que o modelo de produção de alimentos capitalista cria um terreno fértil para a evolução de microrganismos cada vez mais virulentos e letais
Acesse aqui a notícia completa!
- Estados Unidos e Brasil estão entre os principais emissores de gases de efeito estufa no mundo.
Retorno de Donald Trump à Casa Branca impacta planos da COP 30
Presidente dos EUA planeja ampliar exploração de petróleo e gás para conter inflação
Acesse aqui a notícia completa!
Trump deve conspirar para que COP30, no Brasil, seja um fracasso
“O negacionismo do Trump torna indiscutivelmente mais difícil o cumprimento de metas climáticas, que já estão aí sendo sistematicamente descumpridas. E é triste que isso ocorra no momento em que o Brasil se equilibrou para sediar esse encontro. Certamente, o Trump não estará presente e vai conspirar para que o encontro seja malsucedido. Esse é o drama, e o Brasil está no epicentro do problema”
Acesse aqui a notícia completa!
Decisão de Trump de retirar EUA do Acordo de Paris é um golpe para a COP 30 no Brasil
Segundo assessores, é mais um indicativo de que Trump não virá para o evento a ser realizado em Belém (PA).
Acesse aqui a notícia completa!
- De longe, a COP 30 deve não trazer muitos resultados positivos ao meio ambiente, mas o fascismo não costuma preservar vidas. A ausência do EUA na COP pode estar justificada.
Com convite a Trump, políticos e ruralistas preparam ‘COP do Agro’ no Pará
Senadores, deputados federais e estaduais confirmam presença em evento que será realizado em outubro, em Marabá (PA), para defender o agronegócio e questionar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas; COP 30 da ONU será realizada na capital Belém, no mês seguinte
Acesse aqui a notícia completa!
- Estudos mostram que no Brasil 74% das emissões estão relacionadas de alguma forma ao setor agropecuário. Será que o agro quer mais destruição?
Questão agrária e direitos humanos
Assentamento onde dois militantes do MST foram assassinados é referência em agroecologia
Com a implantação do assentamento Olga Benário, a partir do processo de luta pela terra, famílias assentadas transformaram a paisagem com dedicação na produção de base agroecológica e formação de agroflorestas.
Acesse aqui a notícia completa!
- Onde mais se busca vida é onde a própria vida é mais ameaçada.
- Experiências agroecológica precisam ser prioridade de políticas públicas, visto que estas produzem alimentos saudáveis e apresentam saídas de equilíbrio ambiental.
Seduc ocupada e rodovia bloqueada: manifestações indígenas no Pará completam sete dias sem negociação
Manifestantes pedem saída de secretário de educação e revogação de lei que prejudica o ensino em áreas rurais
- Nova lei inviabiliza aulas presenciais o que torna mais difícil ainda a educação no campo, principalmente em territórios indígenas no Pará.
Entre territórios e salas de aula: luta indígena pela educação presencial no Pará expõe contradições da sede da COP30
Protestos contra a Lei 10.820/2024 destacam a importância da educação territorializada para a preservação cultural, ambiental e a autodeterminação dos povos indígenas
- Governo do Pará corta gastos em áreas prioritária, e maquia números diante da proximidade da COP 30
- Toda a estrutura da Educação Pública no Pará passa por retrocessos. Povos tradicionais e camponeses são os mais prejudicados.
Acesse aqui a notícia completa!
Governo diz ter assentado 71 mil famílias em 2024, mas MST contesta dados
Ministério do Desenvolvimento Agrário diz ter assentado 71 mil famílias em 2024, 42% a mais que no ano anterior. MST afirma que número não corresponde à realidade e argumenta que dados se referem à regularização de famílias que já estavam em lotes
Acesse aqui a notícia completa!
- Chega a ser desrespeitosa as informações trazidas pelo governo. Maquiar números é mais uma amostra de um grande descompromisso com a reforma agrária e com quase 100 mil famílias acampadas por todo Brasil.
Justiça determina despejo de acampamento na Fazenda Mutamba, onde polícia matou dois sem-terra no Pará
Depois de ser alvo de uma operação da Polícia Civil que em outubro de 2024 matou dois sem-terra, o acampamento de trabalhadores rurais sobreposto à Fazenda Mutamba, em Marabá (PA), agora está na iminência de sofrer um despejo.
- Juíza determina despejo mesmo antes de se esgotar o prazo de recurso.
- Não adianta maquiar números, uma hora a verdade aparece. O que se teme é um 2025 ainda mais tenso no campo.
- A falta de compromisso dos governos com a reforma agrária é o rosto que se ver.
Acesse aqui a notícia completa!