Boletim #6 – 12 de junho de 2024
Lançamos o sexto Boletim Mais Lutas Agrárias, iniciativa da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco em parceria com Reynaldo Costa, presidente do PSOL Maranhão e militante do MST.
Neste boletim, destacamos que a tragédia no Rio Grande do Sul é só mais um exemplo da negligência da política brasileira com a questão climática: a PEC da privatização das praias, a liberação de agrotóxicos e a não punição a produtores que comentem crimes ambientais são outras demonstrações disso. Além disso, ressaltamos que a reforma agrária semeia alimentos e vegetações, enquanto o agronegócio aprofunda cada vez mais as ameaças ao meio ambiente. Neste sentido, é urgente que o governo Lula desengavete os projetos relacionados à reforma agrária e proponha ações concretas para a distribuição de terras para a população camponesa mais pobre e para o combate aos crimes do agronegócio.
Confira abaixo o boletim na íntegra:
Meio ambiente
Exploração na Foz do Amazonas e PEC das Praias mostram que o Brasil não está cuidando do oceano
Segundo Leandra Gonçalves, da Unifesp, “por mais que os oceanos parecem infinitos, há também muita ameaça à biodiversidade, à saúde e à qualidade do oceano como um todo”. “Talvez por sua imensidão, por não vermos o fim dele, nem o que está debaixo da água, muitas vezes a gente tem a noção errada de que ele é uma fonte inesgotável e não está sob ameaça”, diz.
Acesse aqui a notícia completa!
Entenda por que a PEC das Praias abre brechas para a privatização
O que a legislação faz é possibilitar que essas áreas deixem de ser públicas, sem influência do Estado. Assim, a PEC propõe que não haja nenhuma garantia de acesso às praias, o que representa, em última instância, a privatização das praias.
Acesse aqui a notícia completa!
Artigo: Sol, mar e roleta
A PEC da privatização das praias se entrelaça ao projeto de autorização de cassinos no Brasil
Acesse aqui a notícia completa!
Artigo: cenário de extremos tem chuvas em excesso e atenção para o risco de desertificação
“Todo este cenário de extremos é o locus das Mudanças Climáticas que já estão dando sinais ora de chuvas em excesso, ora de secas em todo sistema global”.
Acesse aqui a notícia completa!
Questão agrária
Deputados querem proibir desapropriação de terras produtivas com crime ambiental
Para a Comissão de Agricultura da Câmara, propriedades rurais com registros de crimes ambientais ou de trabalho escravo não poderão ser desapropriadas caso sejam consideradas produtivas.
Acesse aqui a notícia completa!
Mata Atlântica ganha reforço com semeadura aérea, em assentamento do MST em Antonina/PR
Cerca de 1.500 quilos de sementes de palmeira juçara foram lançadas por um helicóptero da PRF sob a comunidade José Lutzenberger, no litoral do estado. Ação faz parte da 2ª Jornada da Natureza, que realizou a dispersão aérea de 12 mil quilos de sementes.
Acesse aqui a notícia completa!
“O governo não está fazendo nada na reforma agrária. É uma vergonha”
Passados 14 meses desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo “está em dívida” com a reforma agrária, afirma, em entrevista ao Joio, o economista João Pedro Stedile, dirigente e fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Acesse aqui a notícia completa!
A década crucial para o meio ambiente: ‘O agronegócio é o grande inimigo do Brasil’
Em meio ao caos ambiental escancarado pelo livro, que é professor livre-docente aposentado e colaborador do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marques não hesita em apontar culpados e tece críticas sobre o setor da economia que considera o grande algoz do Meio Ambiente.