Boletim #9 – 26 de junho de 2024
Lançamos o oitavo Boletim Mais Lutas Agrárias, iniciativa da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco em parceria com Reynaldo Costa, presidente do PSOL Maranhão e militante do MST.
Em nosso novo boletim Mais Lutas Agrárias, denunciamos a profundidade da intervenção do capitalismo nos biomas brasileiros: a seca no cerrado, o desmatamento no Matopiba e na Amazônia e as enchentes no Rio Grande do Sul são alguns exemplos da crise ambiental que vivemos. Além disso, apontamos para a interseccionalidade das lutas, dando destaque para o 1º encontro LGBTQ+ dos povos Guarani Kaiowá e para a relação entre a PEC do Veneno e o PL do Estupro. Destacamos também a violência do agronegócio e do extrativismo no campo com a exploração do trabalho análogo a escravidão e com a tentativa de aniquilar trabalhadores sem-terra. Por fim, temos a denúncia de perseguição por parte de Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, a jornalistas do site “De olho nos ruralistas”, expressando mais uma vez a intolerância da extrema direita com o jornalismo independente e com as lutas agrárias.
Confira abaixo o boletim na íntegra:
Meio ambiente
Cerrado vive seca sem precedentes em mais de 700 anos, conclui pesquisa da USP
Estudo em cavernas de Minas Gerais indica que fenômeno é causado por aumento das temperaturas devido à ação humana
Acesse aqui a notícia completa!
PARAOPEBA: atingidos conquistam cronograma para resolver pendências do programa de transferência de renda
Na reunião, os atingidos compartilharam relatos das situações enfrentadas: pessoas que moram à beira do rio, mas não são reconhecidas como atingidas, membros de uma mesma família que têm resultados diferentes para o pleito ao Programa de Transferência de Renda, valores distintos para membros do mesmo núcleo familiar, entre outros problemas.
Acesse aqui a notícia completa!
Indígenas LGBTQIA+ do Povo Guarani Kaiowá realizam primeiro encontro auto-organizado da história
Com o grito de “Sangue indígena LGBT, nenhuma gota a mais”, o encontro foi realizado dos dias 20 a 23 de junho, no CEPEGE, em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul.
Acesse aqui a notícia completa!
Matopiba abriga maiores áreas de desmatamento em Terra Indígena
O PL 4347/21 tem como objetivo garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas, assegurando a integridade do patrimônio indígena, a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural das atuais e futuras gerações dos povos indígenas, respeitando sua autonomia sociocultural.
Acesse aqui a notícia completa!
Enchentes no RS e secas severas na Amazônia: dois extremos de um mesmo Brasil em crise
Movimento dos Atingidos por Barragens cobra políticas públicas de reparação e prevenção diante de previsão de secas mais intensas na Amazônia
Acesse aqui a notícia completa!
Glifosato e deputados pró-vida
A maneira como alguns grupos políticos e religiosos utilizam o conceito de “vida” é somente um armadilha ideológica. Às vezes cabe defender alguns fetos, mas quando a coisa esbarra nos interesses de quem bancou suas campanhas, não rola proteger as florestas, as vidas indígenas, pretas, periféricas, LGBTs, de crianças vítimas de violência e pessoas que colhem as consequências da contaminação exacerbada por agrotóxicos, especialmente mulheres.
Acesse aqui a notícia completa!
Questão agrária
Famílias do MST reconstroem moradias em acampamento incendiado na Paraíba
Acampamento Canudos foi atacado por homens encapuzados dias após famílias serem cadastradas pelo Incra.
Acesse aqui a notícia completa!
Trabalho escravo na extração de pedras tende a aumentar com as eleições, alerta auditora: ‘A demanda está grande’
Todas as pedras produzidas por trabalhadores resgatados tinham como destinatários finais prefeituras ou órgãos estaduais
Acesse aqui a notícia completa!
Ricardo Nunes acusa De Olho nos Ruralistas de ‘perseguição’ após investigação jornalística
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), intimidou o observatório De Olho nos Ruralistas nesta quarta-feira (26), em resposta a uma lista de perguntas enviada pelo veículo jornalístico. As questões se referem ao terceiro episódio da série Endereços, sobre os reflexos do poder no espaço urbano de São Paulo.