A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco no contexto do necessário esforço de pensar a realidade brasileira, conectada com os processos sociais globais, vem desenvolvendo diversos debates e ciclos de formação. Não seria diferente em relação às profundas transformações no mundo do trabalho, de agravamento do desemprego, da precarização do trabalho e de ampliação das desigualdades, emergem contradições que não podem ser resolvidas pelo sistema capitalista e que apontam para a urgência de organização da classe trabalhadora.
A realidade brasileira traz elementos contundentes para compor esse cenário geral. O ajuste fiscal, a reforma trabalhista e da previdência e a intensificação da exploração das trabalhadoras e trabalhadores no campo e na cidade, chancelada pelo desafio da reprodução da vida em um contexto de grave crise política e econômica.
Sendo assim, buscamos reunir para este curso nomes importantes da luta social e da formulação política em torno do tema, vindas(os) dos movimentos sociais, das universidades, de instituições de pesquisa que têm acumulado questões importantes para entender os processos atuais e orientar a ação política para o próximo ciclo político.
MÓDULO 1 – Fundamentos da Economia Política – Marilane Teixeira. Economista, doutora em desenvolvimento econômico pela Unicamp, professora e pesquisadora do CESIT e professora no Programa de pós graduação da CLACSO
MÓDULO 2 – Divisão Sexual e Racial do Trabalho – Mariana Shinohara Roncato. Socióloga, professora e atualmente pesquisadora do programa de pós-doutorado na Unicamp. É doutora e mestra em sociologia pela Unicamp e pesquisa os temas do trabalho, migração internacional, gênero, raça/etnia, classe e Teoria da Reprodução Social e integra os grupos de pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses e de Estudos sobre Teoria da Reprodução Social.
MÓDULO 3 – O trabalho no campo – Kelli Mafort – Coordenação Nacional do MST. Pedagoga, mestre e doutora em Ciências Sociais pela UNESP
MÓDULO 4 – Movimento Sindical no Brasil – Edson Carneiro Índio – Secretário Geral da Intersindical, é membro da Direção Nacional do PSOL. É graduado em Ciências Sociais e Geografia
MÓDULO 5 – Escravidão contemporânea – Marcela Soares. Professora do Departamento de Serviço Social de Niterói da Universidade Federal Fluminense (UFF)
MÓDULO 6 – Plataformização do trabalho – Rafael Grohmann – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour e do projeto Fairwork
MÓDULO 7 – As lutas de trabalhadores(as) sem direitos e pela emancipação do trabalho – Maíra Villas-Boas Vannuchi. Militante do Movimento de Trabalhadoras(es) Sem Teto (MTST) e do Movimento de Trabalhadoras(es) Sem Direitos, além de Socióloga, com Mestrado no Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ)
MODULO 8 – Políticas de Trabalho e Renda e Formas de Regulamentação do Trabalho – Camila de Caso. Economista, assessora econômica da bancada do PSOL, mestranda em desenvolvimento econômico na UNICAMP.