Curso: Relações civis-militares no Brasil hoje

A proposta deste curso/seminário é criar um espaço no âmbito da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, vinculada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) que permita não apenas o aprofundamento das reflexões teóricas sobre as relações civis-militares no Brasil hoje, mas que também viabilize um salto de qualidade na formulação política dos militantes políticos do partido e da esquerda em geral em relação ao tema.

O curso será composto de seis módulos, que debaterão os temas: Forças Armadas e militarização do Estado; O pensamento político dos militares; A militarização da segurança pública; Os militares e a Amazônia; Educação e escolas cívico-militares; Como desmilitarizar o Estado? Para oferecer as aulas, foram convidados 12 professores, entre acadêmicos, jornalistas, militantes e militares.

MÓDULO 1 – Forças Armadas e militarização do Estado

Rodrigo Lentz – advogado, doutor em ciência política (Unb), professor de ciência política da UnB, pesquisador do observatório sobre defesa e soberania do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e autor do livro “República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil”(2022).

Anaís Passos – Doutora em Ciência Política (Sciences Po Paris) com período de pós-doc no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. É professora adjunta do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa sobre Forças Armadas, democracia e segurança pública. Publicou recentemente em periódicos nacionais e internacionais como Revista Brasileira de Estudos em Defesa, Armed Forces and Society e Bulletin of Latin American Research. Sua tese “A Mística Militar” será publicada pela Palgrave Macmillan.

MÓDULO 2 – O pensamento político dos militares

Marcelo Pimentel – é oficial da reserva do Exército e mestre em ciências militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

MÓDULO 3 – A militarização da segurança pública

Gizele Martins – Jornalista, defensora de direitos humanos e comunicadora popular. Mestre em Educação, Cultura, Comunicação e Periferias Urbanas, Doutoranda na ECO/UFRJ. Autora do livro “Militarização e Censura: a luta por liberdade de expressão na favela da Maré.”

Natália Viana – Jornalista, co-fundadora e diretora executiva da Agência Pública. Autora do livro “Dano Colateral”, sobre o retorno dos militares à política (Objetiva, 2021). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo,  entre eles o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (2005/2016/2020). É bolsista da Fundação Nieman, em Harvard, em 2021/2022 e membro do Conselho assessor do Centro para a Integridade de Mídia da OEA.

MÓDULO 4 – Os militares e a Amazônia

Licio Monteiro – é professor de Geografia Humana da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luísa Câmara – Luísa Câmara Rocha, mestra em gênero e direitos humanos (UFPB, 2016), assessora jurídica popular da Terra de Direitos, programa Amazônia.

MÓDULO 5 – Educação e escolas cívico-militares

Catarina de Almeida Santos – Graduada em pedagogia, mestre em educação pela UFG, doutora pela USP e pós-doutora pela FE/Unicamp..É professora associada da Faculdade de Educação da UnB.

Suzeley Kalil Mathias – Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1992), doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (2006). Professora na graduação em Relações Internacionais na FCHS-UNESP, Franca e no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais ‘San Tiago Dantas’. Lider do Grupo de Estudos sobre Paz, Vice Lider do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e Pesquisadora Pq-2 do CNPq.

MÓDULO 6 – Como desmilitarizar o Estado?

Ana Penido – é doutora em Relações Internacionais, pesquisadora do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDES – UNESP)

Adriana Marques – Professora do Bacharelado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre os Militares (CPDOC/FGV), do Grupo de Estudos em Segurança e Política Internacional (UFRGS) e do Observatório de Segurança e Defesa (ESG). Coordenadora do Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (DGEI/UFRJ

FLCMF
FLCMFhttps://flcmf.org.br
Fundação do PSOL
Compartilhe
Tags

As últimas

É urgente retomar a esperança

Artigo de Ana Hollanda, Roberto Amaral, José Gomes Temporão, Luiz Eduardo Soares, Manoel Domingos Neto e Gilberto Maringoni, originalmente publicado na Folha de São Paulo.

Em Gaza, paz sem justiça é incompleta

Artigo de Thiago Amparo sobre o cessar-fogo em Gaza.

Rosa e Karl: mártires de uma revolução traída

Artigo de Luciana Genro sobre o aniversário da execução de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht.

Cursos

E mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui