Professor de Direito da USP e um dos principais pensadores marxistas na área, Alysson Mascaro está lançando seu novo livro, chamado “Sociologia do Brasil” e publicado pela editoria Boitempo. Na quart-feira (10/04), a presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF), Luciana Genro, participou de uma live com Mascaro sobre a nova obra, com mediação do comunicador Marcos Morcego.
Luciana Genro foi orientanda de Mascaro no mestrado em Filosofia do Direito na USP e escreveu a apresentação da quarta capa de seu novo livro. Para ela, a publicação “é uma das obras mais importantes do pensamento sociológico marxista das últimas décadas, porque oferece um guia a quem está adentrando ao estudo da sociologia, mas não é um guia qualquer, é um guia ordenado a partir de uma critica ao modo de produção capitalista”.
No livro, Mascaro apresenta as tradições do pensamento sociológico no Brasil em três correntes: a liberal, a conservadora e a marxista, perpassando a obra dos principais autores de cada grupo e defendendo a necessidade de uma sociologia radical, crítica e socialista para interpretar e transformar o país. “É preciso um pensamento fincando na nossa própria experiência histórica, estrutura social e contradições. Escrevi esse livro para que possamos ter uma lufada de compreensão crítica e para que saibamos que nossa luta é contra o modo de produção capitalista”, explicou.