RESENHA || “Ninguém Disse que Seria Fácil”, por Valério Arcary

No Resenha dessa semana, Valério Arcary fala sobre seu livro “Ninguém Disse que Seria Fácil”, que reúne uma série de artigos escritos por ele ao longo dos últimos anos. O livro é um importante momento de reflexão para a militância socialista, que muitas vezes está presa às teorias e análises de conjuntura.

Arcary argumenta que é preciso focar no sentido humano, nas relações entre as pessoas e suas contradições, e na necessidade de se deixar de lado o individual ante o coletivo. Ele também discute a importância de se conversar sobre a militância, sobre a sensação de isolamento que se segue a uma derrota, sobre o fracionalismo, o embrutecimento, a saúde mental, os valores que nos guiam, os preconceitos, o anti-intelectualismo, nós e os outros, os adversários e os inimigos, a classe idealizada e as pessoas reais que compõem nossa classe.

Arcary acredita que o momento é de levantar tais questionamentos, especialmente diante da ampla vitória do capital e da extrema direita. Ele argumenta que a esquerda precisa se reinventar e se concentrar no que é mais importante: a luta pelos direitos do povo.

“Ninguém disse que seria fácil” é um livro essencial para qualquer pessoa que se interesse por política, história ou sociedade. Ele é um convite à reflexão e à ação, e oferece uma nova perspectiva para a esquerda brasileira.

Siga a FLCMF:

Site: flcmf.org.br
Facebook: flcmf
Instagram: fundacaolcmf
Twitter: fundacaolcmf

 

 

FLCMF
FLCMFhttps://flcmf.org.br
Fundação do PSOL
Compartilhe
Tags

As últimas

A lenga-lenga do Ibama e o calor de 50°C

Ou o governo federal leva a sério as consequências da crise climática ou corre o risco de ser mais um petroestado a sediar a COP.

Um novo conceito ecológico: “humanicídio”

O direito internacional ainda não incorporou o ecocídio, e é pouco provável que o faça em relação ao humanicídio. Entretanto, é urgente agir, aqui e agora, para interromper a corrida rumo ao abismo

Decretar o estado de emergência climática

Estamos globalmente conectados a uma espiral de catástrofes; aqueles que sofrem imediatamente as consequências da crise devem decidir

Cursos

E mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui