Em 6 de junho de 2004 o Partido Socialismo e Liberdade foi fundado. A fundação do PSOL aconteceu 175 dias após a expulsão dos chamados “Radicais do PT” – quando, em 14 de dezembro de 2003, a senadora Heloísa Helena e os deputados federais Luciana Genro, Babá e João Fontes foram expulsos do PT por terem votado contra a reforma da previdência feita pelo primeiro governo de Lula. O PSOL nasceu, portanto, da luta coerente e frontal contra a retirada de direitos dos trabalhadores.
O novo partido surgiu com um projeto independente, anticapitalista e internacionalista, tendo como estratégia a luta pelo fim do capitalismo e pela construção do socialismo. Apontávamos, desde a fundação, a necessidade de superação do modelo de conciliação de classes defendido pelo PT no governo. Além do apoio em amplas parcelas do funcionalismo público, o PSOL aglutinou diversas correntes e tradições da esquerda marxista e trotskista e contou com o endosso de importantes intelectuais, como Carlos Nelson Coutinho, Chico de Oliveira, Leandro Konder, Milton Temer, Paulo Arantes, Ricardo Antunes e Roberto Romano.
Após uma dura campanha pela coleta de 500 mil assinaturas, o PSOL foi criado e obteve oficialmente seu registro em 15 de setembro de 2005, tendo já em 2006 disputado sua primeira eleição presidencial e obtido 7% dos votos (o terceiro lugar na disputa) com a candidatura de Heloísa Helena.
Hoje, 20 anos depois, podemos seguir reafirmando que a fundação do PSOL foi um grande acerto. Somos o segundo maior partido da esquerda brasileira, com 300 mil filiados, e o maior partido em filiados entre 16 e 24 anos no Brasil. Aliamos a luta por transformações estruturais no país às demandas mais prementes da classe trabalhadora e das parcelas mais exploradas da população, como as mulheres, a negritude, a comunidade LGBTQIAPN+ e os povos indígenas. Fazemos a unidade democrática para enfrentar a extrema direita, que ameaça o mundo com seu projeto fascista e ulltraliberal, mas sem perder de vista o horizonte da estratégia socialista, da transformação estrutural da sociedade e do fim da exploração da humanidade e da natureza.
Viva o PSOL e seus 20 anos de lutas, sonhos e conquistas!