Boletim Mais Lutas Agrárias #48 – 9 de maio
Nesta edição ressaltamos os problemas envolvidos no projeto de explorar petróleo na Foz do Rio Amazonas, que pode prejudicar os ecossistemas locais, os povos originários e também intensificar a crise climática. Além disso, denunciamos a política da morte que representa os agrotóxicos utilizados pelo agronegócio e referendados pelo Congresso a partir da “Bancada do Boi”. Estas e outras notícias você confere no Boletim!
O Boletim Mais Lutas Agrárias é uma parceria da Fundação Lauro Campos e Ma rielle Franco com o PSOL Maranhão, presidido pelo companheiro Reynaldo Costa, militante do MST. Acesse a íntegra do boletim em nosso site!
Confira abaixo o boletim na íntegra:
Meio ambiente
Brasil bate recorde de acidentes na exploração de petróleo no mar
Números mostram preocupação com segurança operacional, umas das principais dúvidas para liberação da exploração na foz do Amazonas
Acesse aqui a notícia completa!
- A alternativa aos combustíveis fósseis passa por fontes de energia renováveis e eficientes. Toda exploração causa morte!
Tarifaço pode impulsionar investimentos em mineração
Tensão global vira alerta para ampliar mapeamento do solo nacional em busca de novas reservas estratégicas
Acesse aqui a notícia completa!
Combo de 17 tipos de veneno é encontrado em áreas intocadas e em nível 14 mil vezes mais alto que o seguro
Nos parques nacionais de Itatiaia e da Serra dos Órgãos, situados a mais de 2 mil metros de altitude, foram encontradas concentrações de agrotóxicos banidos ou acima do permitido pela União Europeia
Acesse aqui a notícia completa!
- Brasil envenenado. Parece não existir políticas de controle sobre os agrotóxicos, o envenenamento é visível aos nossos olhos!
Vale premiará altos executivos que assumirem mais riscos pelo lucro da empresa
No mais recente relatório divulgado aos seus acionistas durante assembleia geral anual de 2025, realizada dia 30 de abril, a mineradora Vale apresentou uma proposta ambiciosa: um plano de incentivo para recompensar financeiramente os altos executivos que se expuserem a mais riscos pelos negócios da empresa.
Acesse aqui a notícia completa!
Governo do Pará, sede da COP30, nomeia caçador de javali para cargo ambiental
Advogado de garimpeiros, caçador de javalis e ex-vereador de Sinop (MT) acusado de extorsão, Fernando Brandão assume posto estratégico na secretaria de meio ambiente do governo do Pará a seis meses da COP30, a cúpula ambiental da ONU
Acesse aqui a notícia completa!
- Este é apenas o cargo responsabilidade para licenciamento ambiental, fiscalização e regularização de atividades garimpeiras…
Questão agrária e direitos humanos
Agrotóxicos são usados como armas químicas em conflitos fundiários e atingiram mais de 17 mil famílias em 2024, aponta CPT
O relatório anual da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre conflitos no campo, publicado nesta quarta-feira (23), revelou uma situação assustadora: existe uma guerra química em curso no Brasil
Acesse aqui a notícia completa!
- Fora o veneno que vai para a mesa dos brasileiros, uma parte é lançada contra quilombolas, camponeses, assentados da reforma agrária e indígenas.
Em meio às ofensivas do latifúndio, milhares de camponeses fazem 13 ocupações em Pernambuco
Mobilização no PE mobilizou mais de 3,6 famílias de camponeses
Acesse aqui a notícia completa!
STF manda desapropriar terras devastadas por incêndios criminosos e desmatamento ilegal
Decisão assinada por Flávio Dino ordena à União e a estados da Amazônia e do Pantanal a adoção de medidas concretas para punir responsáveis por incêndios dolosos e impedir legalização de propriedades com infrações ambientais
Acesse aqui a notícia completa!
Escravizado tatuado com iniciais dos patrões é resgatado em Minas Gerais
Dois trabalhadores domésticos foram resgatados após terem sido aliciados através do Facebook e do Instagram. O caso envolve tortura, abusos sexuais e violência.
Acesse aqui a notícia completa!
- Infelizmente não é uma novidade, há casos no Brasil em que se marca o trabalhador com o mesmo ferro de marcar o gado.
É possível acabar com a fome no Brasil? A Reforma Agrária como solução para alimentação saudável
Enquanto o Brasil insiste em um modelo agrário concentrador que destina 76% das terras agricultáveis para commodities de exportação, 64,2 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar grave, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2023. Essa contradição gritante nos obriga a perguntar: por que um país que alimenta o mundo não consegue colocar comida no prato de sua própria população?
Acesse aqui a notícia completa!
- Milhões de brasileiros convivendo com a fome enquanto menos de 1% dos proprietários rurais controlam quase metade das terras no Brasil.