Nesta edição da revista Socialismo e Liberdade, nós da redação preparamos quatro dicas bacanas sobre o mundo do trabalho: dois livros, uma série e um documentário. Esperamos que gostem.
Literatura
Eu, empregada doméstica: A senzala moderna é o quartinho da empregada
Preta-Rara
Organizado por Preta-Rara, rapper, historiadora, modelo e influenciadora digital, o livro traz um conjunto de relatos de empregadas domésticas que resolveram contar um pouco da sua história. Tudo começa com um desabafo da Preta-Rara em suas redes sobre as humilhações que sofreu como empregada doméstica que resultou em uma página no Facebook chamada “Eu, empregada doméstica”. Os relatos são marcantes e revelam os resquícios do escravismo. Livro essencial que humaniza e dá visibilidade para esses trabalhadores que lutam por dignidade e direitos.
Viver por conta própria: Como enfrentar desigualdades raciais, de classe e gênero e apoiar a economia popular nas periferias brasileiras – Fundação Perseu Abramo
O livro é resultado de uma pesquisa realizada pelo núcleo da Fundação Perseu Abramo denominado Reconexão Periferias e representa um importante esforço de compreensão do trabalho informal e por conta própria como um fenômeno histórico e estrutural do desenvolvimento brasileiro. Há uma abordagem considerando as desigualdades determinantes de gênero e raça. Debate fenômenos da realidade brasileira que caracterizam a economia, a sociedade e o próprio papel do Estado, trazendo novas categorias de análise que considerem a dinâmica de inserções no mundo do trabalho. A publicação também traz dados e a escuta de trabalhadores e trabalhadoras informais por conta própria sobre suas condições e formas de organização. O livro está disponível gratuitamente no site da Fundação Perseu Abramo.
Série
Sociedade do cansaço
Sociedade do Cansaço é uma série documental que investiga como nossa sociedade atual, movida pelo desempenho e produtividade constantes, vem a engatilhar desamparos mentais e físicos na população. O primeiro episódio é dedicado ao mundo do trabalho e traz depoimentos muito marcantes. A série é baseada no livro de nome homônimo escrito pelo filósofo e ensaísta sul-coreano Byung-Chul Han. A série está disponível na plataforma Globoplay
Vidas Entregues
Vidas Entregues é um curta-metragem documental. O tema é sobre os entregadores de aplicativos de comida (iFood, Rappi, Uber) que trabalham de bicicleta. O objetivo do filme é trazer à tona o debate sobre a precarização das condições de trabalho, baixíssimos salários e a ausência de direitos trabalhistas e sociais. Além de desromantizar o desemprego e a necessidade absoluta, verdadeiros responsáveis por empurrar milhares de pessoas para trabalhar em aplicativos sob o eufemismo do empreendedorismo. O documentário está disponível para ser assistido no Youtube.