Curso: História do Brasil a Partir das Lutas Sociais: a historiografia vista pelos de baixo – Parte 1

O curso “História do Brasil a Partir das Lutas Sociais: a historiografia vista pelos de baixo” será dividido em três partes e irá explorar a história do Brasil a partir das lutas sociais, dando voz aos movimentos populares e marginalizados que, muitas vezes, são ignorados na historiografia oficial.

Os estudantes terão a oportunidade de compreender como as demandas e as ações dos grupos menos favorecidos foram fundamentais para a construção da nação brasileira, com enfoque nos eventos e processos que moldaram a nossa sociedade.

Na primeira parte, o curso abordará o período entre 1917 e 1957, com os seguintes módulos:

ABERTURA

Josué Medeiros é cientista político e professor da UFRJ. É coordenador do Observatório Político e Eleitoral (OPEL) e do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB)

MÓDULO 1 – 1917 a 1919

Glaucia Fraccaro, professora do Departamento de História da UFSC e autora do livro “Os Direitos das Mulheres – Feminismo e Trabalho no Brasil” que saiu pela Editora da FGV, em 2018.

MÓDULO 2 – 1922 – 1930

Valdemir de França Souza – Historiador, pesquisador e mestre em Ciência da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Leciona no ensino básico, superior e atualmente é professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Católica de Pernambuco.

MODULO 03 – 1933 – 1935

Isabelle Pires –Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), pesquisadora do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT/UFRJ)

MODULO 04 – 1945 – 1947

Alexandre Fortes, Professor Titular de História Contemporânea da UFRRJ. Doutor em História pela Unicamp. Bolsista de Produtividade (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (Faperj). Foi coordenador do GT Mundos do Trabalho da ANPUH e editor da Revista Brasileira de História.

MODULO 05 – 1953 – 1957

Paulo Fontes é professor do Instituto de História da UFRJ, onde coordena o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho. Historiador especialista na classe trabalhadora do pós-guerra, escreveu artigos e livros sobre sindicalismo, cultura operária, migrações nordestinas, desindustrialização e relações raciais.

FLCMF
FLCMFhttps://flcmf.org.br
Fundação do PSOL
Compartilhe
Tags

As últimas

A lenga-lenga do Ibama e o calor de 50°C

Ou o governo federal leva a sério as consequências da crise climática ou corre o risco de ser mais um petroestado a sediar a COP.

Um novo conceito ecológico: “humanicídio”

O direito internacional ainda não incorporou o ecocídio, e é pouco provável que o faça em relação ao humanicídio. Entretanto, é urgente agir, aqui e agora, para interromper a corrida rumo ao abismo

Decretar o estado de emergência climática

Estamos globalmente conectados a uma espiral de catástrofes; aqueles que sofrem imediatamente as consequências da crise devem decidir

Cursos

E mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui