A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco esteve presente no Encontro Nacional de Vereadoras e Vereadores do PSOL, que ocorreu no último final de semana em São Paulo. Além de estar na organização do evento, a FLCMF esteve presente com sua presidente, Luciana Genro, e distribuindo nossos materiais, como a recém publicada cartilha Palestina Livre e as últimas edições das revistas Jatobá e Socialismo & Liberdade.
Em sua saudação inicial, Luciana Genro parabenizou as vereadores e vereadores eleitos do partido, bem como todos que concorreram nas últimas eleições, e avaliou a conjuntura política do país, dominada pela necessidade de lutar por punição aos crimes da extrema direita, defender o governo Lula dos ataques golpistas e, ao mesmo tempo, derrotar o arcabouço fiscal e o pacote de ajuste contra o povo apresentado por Haddad. Presidente do PSOL, Paula Coradi, colocou o partido à disposição de todos os mandatos no país e celebrou a prisão de Braga Netto, ocorrida no mesmo dia em que a segunda reunião do evento acontecia. Em seguida, os deputados federais Sâmia Bomfim e Ivan Valente falaram sobre a situação política do país e as lutas para o próximo período.
O encontro finalizou com uma carta lançada por todos os presentes, apresentando uma agenda para o futuro nas cidades, envolvendo a luta contra a extrema direita, a defesa do meio ambiente, dos direitos humanos, de um desenvolvimento econômico aliado à inclusão social, entre tantos outros temas.