Notícias

Apresentação

Seguimos consolidando o compromisso da Jatobá em ser um ponto de encontro de reflexões urgentes e variadas, necessárias para a conformação de nossa atuação frente à emergência que afeta cada vez mais as nossas vidas - algumas mais do que outras.

Adaptação climática antirracista

Eventos climáticos extremos são e serão cada vez mais comuns e intensos.

Vivendo em extremos

Eventos como enchentes, secas e incêndios expõem desigualdades e a urgência de políticas eficazes para enfrentar os desafios climáticos.

Rio Grande do Sul: do desmonte ambiental à tragédia

As enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024 foram precedidas por um desmonte do sistema de fiscalização e proteção ambiental.

Mundo In-Seguro: os perigos da financeirização do risco climático

Em muitos países, seguradoras aumentam preços e deixam de atuar em determinados espaços diante do crescente risco climático.

Periferia sem risco: entrevista com Guilherme Simões

Cria do Grajaú, extremo sul de São Paulo, Guilherme Simões tem uma trajetória ligada à transformação social de quase duas décadas.

Mobilidade humana em tempos de crise climática: entre a...

Fatores ambientais e climáticos interagem com vulnerabilidades sociais que resultam em um crescente cenário de migrações e deslocamentos forçados.

A luta por teto e pão em meio à...

Diante do agravamento da crise climática, a reforma urbana é ainda mais urgente.

Estado da COP-30 lidera ranking dos marcados para morrer

Expansão do agronegócio e da mineração ameaça lideranças e chega a envenenar comunidades inteiras.

A barbárie climática de Donald Trump

Da nova presidência de Donald Trump, podemos esperar tanto uma continuidade quanto uma ruptura com relação às políticas ambientais dos últimos quatro anos sob a presidência de Joe Biden e do Partido Democrata.

As últimas

A lenga-lenga do Ibama e o calor de 50°C

Ou o governo federal leva a sério as consequências da crise climática ou corre o risco de ser mais um petroestado a sediar a COP.

Um novo conceito ecológico: “humanicídio”

O direito internacional ainda não incorporou o ecocídio, e é pouco provável que o faça em relação ao humanicídio. Entretanto, é urgente agir, aqui e agora, para interromper a corrida rumo ao abismo

Decretar o estado de emergência climática

Estamos globalmente conectados a uma espiral de catástrofes; aqueles que sofrem imediatamente as consequências da crise devem decidir