Declaração emitida pelo senador Bernie Sanders, dos Estados Unidos, no dia 6 de novembro de 2024.
Não deveria ser uma grande surpresa o fato de que um Partido Democrata que abandonou a classe trabalhadora acabe descobrindo que a classe trabalhadora o abandonou. Primeiro, perdeu o apoio da classe trabalhadora branca e, agora, também de trabalhadores latinos e negros. Enquanto a liderança Democrata defende o status quo, o povo americano está furioso e quer mudanças. E eles estão certos.
Atualmente, enquanto os muito ricos estão indo fenomenalmente bem, 60% dos americanos vivem contando cada centavo de seus salários e nós atingimos um grau de desigualdade de renda e riqueza nunca antes visto. De forma inacreditável, o trabalhador americano médio ganha, hoje, um salário semanal menor do que há 50 anos, se descontarmos a inflação.
Hoje em dia, apesar do avanço explosivo na tecnologia e na produtividade dos trabalhadores, muitos jovens terão um padrão de vida inferior ao de seus pais. E muitos desses jovens estão preocupados que a inteligência artificial e a robótica piorem ainda mais uma situação que já está ruim.
Hoje, apesar de ter um gasto per capita muito maior que outros países, nós permanecemos sendo a única nação rica que não garante o acesso à saúde como um direito humano para todos e pagamos, de longe, os preços mais elevados no mundo para comprar medicamentos prescritos. Entre os principais países, somos os únicos que sequer conseguimos garantir licença familiar e licença médica remuneradas.
Hoje, apesar da forte oposição da maioria dos americanos, continuamos gastando bilhões para financiar a guerra total do governo extremista de Netanyahu contra o povo palestino, que tem resultado em um desastre humanitário terrível, com desnutrição em massa e milhares de crianças famélicas.
Os grandes interesses financeiros e os consultores muito bem pagos que controlam o Partido Democrata aprenderão alguma lição real desta campanha desastrosa? Eles entenderão a dor e a alienação política que dezenas de milhões de americanos estão experimentando? Eles têm alguma ideia de como podemos enfrentar a oligarquia cada vez mais poderosa que possui tanto poder econômico quanto político? Provavelmente não.
Nas próximas semanas e meses, aqueles de nós preocupados com a democracia de base e a justiça econômica precisaremos ter discussões políticas muito sérias.
Fiquem ligados.
Bernie Sanders